Relatório
11

/

09

/

2023

Incentivo e desenvolvimento das fontes renováveis na América Latina e Caribe

As economias dos países da América Latina e do Caribe (LAC), em particular Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e República Dominicana, demonstram a sua importância no setor energético global. Nos últimos 5 (cinco) anos, estes países têm demonstrado uma relevância crescente tanto no cenário local como global, contribuindo assim para o desenvolvimento das energias renováveis na região.

A capacidade instalada de eletricidade proveniente de fontes renováveis cresceu mais de 65 GW entre 2015 e 2020, atingindo a marca de 261 GW na LAC. Devido à geografia da região e à abundância de recursos naturais, principalmente os extensos e volumosos rios, a energia hidrelétrica é a fonte renovável com maior expressão da região, respondendo por 73% da capacidade total de geração de energia renovável da LAC. Em seguida vem a energia eólica (13%), que apresentou forte grau de inserção nos últimos 10 (dez) anos, seguida pela energia solar (7%) e a energia biomassa e geotérmica (7%).

Alguns aspectos são cruciais para analisar o crescimento das fontes renováveis em um país, como o cenário econômico, as políticas públicas que estão sendo implementadas no médio e longo prazo, a estabilidade política e jurídica para novos e antigos empreendimentos e as perspectivas de crescimento na oferta e demanda de energia. Além disso, para que um país seja considerado um bom local para investimento, também é importante garantir a consistência entre a promoção e os anúncios governamentais e o que está sendo efetivamente realizado pelas políticas energéticas.

O Relatório Final fornece uma análise aprofundada dos aspectos regulatórios e energéticos dos países estudados. Também explora o panorama socioeconômico, correlacionando-o com as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) dos países.

Para uma leitura breve, baixe o Relatório Síntese fornecido em inglês ou espanhol.



Relatório Síntese em espanhol
Relatório Síntese em inglês
Relatório Final em inglês
Materia de Apoio
Desenvolvido por
Brand Solar